(Foto: Reprodução) O que é greenwashing?
Cada vez mais, práticas sustentáveis são centrais no mundo dos negócios. Além de terem se tornado critérios para financiamentos, parcerias, aquisições e fechamento de contratos, elas também influenciam novos rumos de consumo. E não é moda ou tendência: é uma questão de sobrevivência e competitividade.
No entanto, nem tudo o que se apresenta como sustentável é, de fato, sustentável. E quando o discurso "verde", de empresas ou governos, é diferente da prática, estamos diante do chamado greenwashing - em tradução literal, “lavagem verde”.
Um dos casos mais famosos de greenwashing da história foi o dieselgate, envolvendo a Volkswagen. Em 2009, a montadora alemã anunciou carros com “diesel limpo”. Alguns anos depois, o baixo nível de emissões chamou a atenção de universidades e organizações independentes, que iniciaram as investigações.
Em 2015, o escândalo estourou: a Volkswagen tinha equipado cerca de 11 milhões de carros em todo o mundo com um software que enganava os testes de poluição.
Ou seja, o carro vendido como limpo, na prática, emitia poluentes muito acima do que era permitido legalmente. A fraude levou à queda do CEO e de outros executivos da empresa, além de multas e indenizações bilionárias e processos criminais.
a COP 30 e nosso futuro
Em um caso mais recente, em abril de 2025, uma subsidiária do banco alemão Deutsche Bank foi multada em € 25 milhões por vender investimentos como “sustentáveis”, mas que, na prática, nem sempre tinham relação com causas ambientais. À agência de notícias alemã Deutsche Welle, a empresa admitiu que, no passado, o marketing às vezes foi "entusiasmado demais".
➡️ Greenwashing, no entanto, nem sempre se configura como uma fraude ou uma mentira.
Imagine uma situação hipotética: uma empresa anuncia que reduziu pela metade as emissões da sua fábrica. Isso é verdade. Mas, se essa fábrica é pequena e depende de muitas transportadoras para distribuir seus produtos, o impacto real daquela empresa no meio ambiente pode continuar altíssimo.
Ou seja: a empresa não mentiu, mas a propaganda dela pode lustrar a verdade, fazendo ela parecer muito mais sustentável do que de realmente é.
COP30 - O que é e como funciona o mercado de carbono?
O que é greenwashing?
g1